Rio de Janeiro, 29 de Mar�o de 2024

Sobre AA - A.A. na Internet

Sobre AA - A.A. na Internet


 

AS TRADIÇÕES DE AA

 

Observamos todos os princípios e Tradições nos Websites de AA.

 

Anonimato — Uma vez que o anonimato é a base espiritual de todas as nossas Tradições, pomos sempre em prática o anonimato em todos os Websites de AA públicos.

 

A não ser que esteja protegido por senha, um Website de AA é um meio público e, por isso, exigem-se as mesmas medidas de segurança que utilizamos ao nível da imprensa, rádio, TV e cinema. Na sua forma mais simples, isto supõe que os membros de AA não se identificam a si mesmos como membros de AA usando os nomes completos e/ou fotografia de cara inteira. Para mais informação sobre o anonimato online, pode ver a sessão destas Linhas com o título: "Proteção do anonimato online"

 

Atração e não promoção — Nas palavras do nosso co-fundador Bill W. "A Informação Pública toma muitas formas: o simples letreiro à porta do local de reunião que diz "Reunião de AA, esta tarde"; o número de AA nas listas telefônicas; distribuição de Literatura AA; programas de rádio e TV com técnicas sofisticadas dos meios de comunicação. Seja qual for a forma, tudo se reduz a um alcoólico que fala com outro, por contacto pessoal, por meio de um terceiro ou através dos meios de comunicação".

 

Auto-suficiência — De acordo com a nossa Sétima Tradição, AA cobre os seus próprios gastos e também é assim no ciberespaço. Para evitar confusões e não criar nenhuma impressão de filiação, apoio ou promoção, deve-se ter cuidado ao selecionar um serviço de hospedagem para páginas Web. Os Comitês de Website têm evitado todos os serviços de hospedagem que exigem espaço para anúncios publicitários ou links com Websites comerciais.

 

Não filiação, não apoio

 

Links para outros Websites de AA podem ter o efeito positivo de ampliar o alcance do Website de maneira importante. Não obstante, ao vincular-se com outro Website de AA há que ter cuidado, uma vez que cada entidade AA é autônoma, tem a sua própria consciência de grupo e pode colocar no seu Website materiais que possam ser impróprios para outros grupos Não há forma de prever quando se pode apresentar tal situação.

 

A experiência indica que o vincular-se com outro Website que não é de AA pode criar ainda mais problemas. Não somente é mais provável que estes Websites ponham materiais não AA e/ou adulterados, como também o vínculo pode causar uma impressão de apoio, no mínimo, ou até de filiação. De qualquer modo, a experiência sugere energicamente que ao considerar-se o vínculo com outro Website, há que ter sempre cuidado.

 

Há que ter cuidado também ao selecionar um serviço de hospedagem de páginas Web. Muitos serviços de hospedagem "grátis" exigem que se incluam no Website anúncios publicitários ou vínculos. A maioria dos Comitês de Website de AA consideram este requisito como uma filiação real ou implícita ou uma recomendação dos produtos ou serviços em questão. Parece-lhes prudente criar o Website através de um serviço que não exija espaço para anúncios publicitários ou vínculos.

 

A GSO (ESG) tem tentado evitar alguns problemas deste tipo, vinculando-se somente com entidades de serviço de AA e incorporando um enunciado de saída obrigatória do Website, se um utilizador quiser ativar vínculos com Websites alheios. (Nisto inclui-se acesso a software tal como Adobe Reader que serve para ajudar os visitantes a ler arquivos PDF).

 

SEÇÕES "RESTRITAS"

 

O GSO (ESG) teve conhecimento que algumas Áreas têm partes dos seus Websites designadas como "RESTRITAS" às quais se podem acessar com usuário e senha. Em alguns casos, o único requisito para obter um usuário e senha é dizer ao administrador do Website ou a outro servidor de confiança que se é membro de AA. Noutros casos, somente aqueles que têm determinados postos de serviço podem acessar a essas sessões.

 

Os Comitês de Website que consideram criar no seu Website sessões protegidas por senha devem perguntar-se: que conteúdo é privado e que conteúdo é público; a quem se permitirá que aceda à informação privada e como; como se comunicam, armazenam e manterão os usuários e senhas?

 

Alguns Websites utilizam estas sessões restritas para mudar ou atualizar informação sobre as reuniões e dados de contato dos servidores de confiança. Ao tornar possível que um servidor possa mudar o conteúdo de um Website ou uma base de dados, os Comitês devem ter cuidado. É possível que seja necessário capacitar no uso de software os membros que podem alterar o conteúdo e seria bom designar alguém para comprovar a exatidão dos conteúdos.

 

Até a data, o GSO (ESG) não teve conhecimento de problemas graves relacionados com a recuperação não autorizada de informação confidencial de AA destas seções restritas, por parte de indivíduos que não são membros de AA. Não obstante, para os Comitês de Website pode valer à pena falar sobre como vão proteger a informação confidencial de AA e como evitar uma falha de segurança.

 

A experiência partilhada de AA até a data indica que alguns membros não têm nenhum inconveniente em utilizar os seus nomes completos nem em facilitar informação de contactos pessoais nos Websites de AA protegidos por senha. Porém outros membros sentem-se inquietos ao fornecer dados para facilitar a comunicação, inclusive nos Websites protegidos por senha. Os Comitês costumam ter cuidado e ajudam a que os membros se familiarizem com os novos meios de comunicação e continuam a oferecer-lhes a possibilidade de receber correspondência de AA por correio normal, se assim o preferirem.

 

O GSO (ESG) tem alguma experiência com Websites de AA privados e protegidos por senha. Os diretores de AAWS e logo o CSG concordaram receber informação por meio de suporte magnético eletrônico — um instrumento de comunicação protegido por senha e que requer um usuário. E, pela primeira vez, em 2008 os membros da Conferência de Serviços Gerais também receberam informação através de suporte magnético privado (todos os membros da Conferência tiveram a opção de receber a informação em formato CD ou em papel).

 

PROTEÇÃO DO ANONIMATO ONLINE

 

A comunicação em AA hoje em dia flui de um alcoólico para outro por meio da tecnologia de ponta de uma forma relativamente aberta e vem evoluindo rapidamente. A proteção do anonimato é uma das principais preocupações dos membros que acedem à Internet em número cada vez maior.

 

Um recurso orientador da experiência partilhada de AA referente aos Websites de AA é o artigo de serviço do GSO (ESG) "Perguntas que se fazem freqüentemente acerca dos Websites de AA". O número 7 diz:

 

P. — E quanto ao anonimato?

Observamos todos os princípios e Tradições de AA nos nossos Websites. Uma vez que o anonimato é a "base espiritual de todas as nossas Tradições" pomos em prática o anonimato a todo o momento em todos os Websites de AA. Um Website de AA é um meio de comunicação público e tem capacidade de alcançar a audiência mais diversa e numerosa possível; por conseguinte, é necessário usarmos da mesma proteção que usamos perante a imprensa, rádio, TV e cinema.

 

WEBSITES DE REDE SOCIAL

 

MySpace, Facebook e outros Websites de rede social são de natureza pública. Ainda que os utilizadores criem as suas contas, utilizem usuário e senha, uma vez que se entre no Website, está-se num meio público onde se misturam os membros de AA com pessoas que o não são.

 

Se as pessoas não se identificam como membros de AA, não haverá conflito de interesses. Porém ao utilizar o seu nome completo e/ou uma imagem tal como uma fotografia de rosto inteiro e se diz ser membro de AA, não estará conforme o espírito da Décima Primeira Tradição que, na sua forma longa diz em parte: "Não se devem publicar, filmar ou difundir os nossos nomes ou fotografias, identificando-nos como membros de AA"

 

A experiência sugere que, de acordo com a Décima Primeira Tradição, não se revele que se é membro de AA num Website de rede social nem em nenhum outro Website, blog, quadro de anúncios eletrônico, etc.. ou que seja acessível ao público, salvo quando esteja exclusivamente composto de membros de AA e protegido por senha.

 

PUBLICAÇÕES DE ATAS E CIRCULARES DE SERVIÇO

 

Há que considerar cuidadosamente que materiais se vão colocar nos Websites públicos. Ainda que seja uma grande ajuda colocar à disposição de muita gente as atas das reuniões, circulares e outros materiais informativos são de suma importância ter presente a possibilidade de que estes documentos apareçam num meio público. É conveniente repassar e rever todos os documentos para se estar seguro de que não apareçam os nomes completos dos membros.

 

Alguns Comitês têm duas versões das atas: uma apenas para os membros de AA, na qual aparecem nomes completos, números de telefone e endereços de e-mail; e outra que se pode colocar no Website público do Comitê na qual se omitem os nomes e dados pessoais de contacto.

 

Tenham presente que, além dos membros de AA locais, os seguintes indivíduos são igualmente membros de AA e as suas fotografias e nomes completos não devem aparecer em circulares ou folhetos colocados em Websites públicos: custódios Classe B (alcoólicos) membros do CSG; diretores de AAWS e da Grapevine; membros de AA que trabalhem no GSO (ESG) e/ou na Grapevine e na La Viña. Se houver alguma dúvida em publicar numa circular o nome completo de uma pessoa, será bom que se peça a sua autorização antes de fazê-lo.

 

A alguns Comitês, parece-lhes perfeitamente correto por nomes completos e informação pessoal de contacto num Website protegido por senha e dirigido unicamente a membros de AA. Esta decisão deve corresponder à decisão da consciência de grupo informada.

 

PARTILHAS DE ORADORES ONLINE

 

Os membros têm-nos informado que há cada vez mais arquivos na Internet com partilhas de membros de AA. Se um membro não quiser que se mostre publicamente a sua história pessoal, deve pôr-se em contacto com o administrador do Website para lhe pedir que a suprima.

 

Muitos membros têm seguido com bons resultados a seguinte sugestão para os oradores de AA em eventos de AA, que aparece no material de serviço da GSO (ESG) com o título "Linhas de Orientação de AA para Conferências, Convenções e Encontros":

 

A experiência indica que o melhor, é dissuadir os oradores de utilizarem nomes completos e de identificar terceiros pelos seus nomes completos nas suas partilhas. O poder das nossas Tradições de anonimato é reforçado pelos oradores que não utilizam os apelidos e pelas pessoas ou companhias gravadoras que nas suas etiquetas ou catálogos não identificam os oradores pelos apelidos, títulos, postos de serviço ou descrições.

 

Além disso, alguns membros de AA ao terem as suas partilhas gravadas para uso futuro num Website público, podem optar por omitir outros detalhes das suas vidas que podem servir para identificar mais facilmente os próprios ou ás suas famílias.

 

NÚMEROS DE TELEFONE PESSOAIS EM FOLHETOS DE EVENTOS DE AA

 

Até uma data relativamente recente, os membros de AA raramente tinham que se preocupar ao pôr os seus nomes com a inicial do apelido e número de telefone pessoais em folhetos que anunciavam eventos de AA de realização próxima, uma vez que esses folhetos se destinavam a ser distribuídos unicamente nas reuniões de AA e exclusivamente aos membros de AA. Hoje em dia os folhetos, por ser fácil a sua colocação nos Websites, ficam acessíveis ao público em geral.

 

Por meio dos serviços de busca da Internet, agora é possível identificar uma pessoa, descobrir o seu nome completos e possivelmente, vários dados pessoais. Se os membros de AA se sentem cada vez mais inquietos ao ver os seus números de telefone pessoais publicados nos folhetos, os Comitês organizadores dos eventos deverão criar outras formas de facilitar informação de contacto como, por exemplo, criando uma direção de correio eletrônico para o evento.

 

O ANONIMATO E O CORREIO ELETRÔNICO

 

O correio eletrônico é um meio de comunicação amplamente utilizado e geralmente aceite. Agora utiliza- se regularmente como instrumento de serviço de AA; não obstante, tal como os demais serviços, temos que nos assegurar de que se cumprem as Tradições de AA e, ao mesmo tempo, tirar o máximo proveito deste meio de comunicação.

 

Ao utilizar o e-mail, é necessário considerar o anonimato dos destinatários das mensagens. Enviar mensagens a múltiplos destinatários onde se revelem os endereços eletrônicos de todos os que aparecem na lista de destinatários pode constituir uma potencial violação do anonimato de outra pessoa. Por conseguinte é uma boa idéia obter a autorização expressa de uma pessoa antes de incluir o seu endereço de email na correspondência de AA, especialmente se é um endereço do seu local de trabalho. Ao enviar email a múltiplos destinatários que desejam ser anônimos, pode-se fazer uso da opção Bcc, disponível na maioria dos computadores.

 

USO DE NOMES COMPLETOS EM E-MAIL DIRIGIDOS A PROFISSIONAIS

 

Pode considerar-se a comunicação por correio eletrônico com profissionais como algo muito parecido a um projeto de correspondência por correio normal, porém com advertências especiais: 1) os e-mails podem ser remetidos facilmente a outros; 2) podem ser cortados, copiados, alterados; 3) podem ser colocadas partes do conteúdo de e-mail em Websites.

 

Os profissionais "amigos de AA", têm-nos dito que quando se trata de assuntos de serviço de Cooperação com a Comunidade Profissional ou de Informação Pública, o uso do nome completo nas cartas ou nos e-mail, assim como o tom e aparência profissionais, dá maior credibilidade à comunicação.

 

A Coordenadora de Informação Pública do GSO (ESG) responde aos pedidos que nos cheguem dos meios de comunicação por correio normal ou por e-mail da seguinte forma:

 

Atenciosamente,

Fulana de Tal (É favor não publicar o nome)

Coordenadora de Informação Pública

 

ANONIMATO E OS COMPUTADORES PESSOAIS

 

Alguns AA dizem a si mesmos: "Tenho um computador pessoal, assim não tenho que me preocupar com o anonimato dos membros de AA na minha lista de contatos." Porém, é possível que um indivíduo, suficientemente motivado para fazê-lo, possa obter o usuário e a senha necessário para acessar ao correio eletrônico de outra pessoa. É de esperar que não suceda tal incursão, porém, pode ser prudente criar uma senha sumamente definitiva e mantê-la privada.

 

Mesmo a conta de correio mais bem protegida pode ser invadida por um especialista (hacker); mesmo assim e até a data, muitos membros e Comitês não têm dúvidas em aceitar estes riscos ao mesmo tempo em que atuam com prudência e senso comum.

 

Devemos considerar também o fato de que as listas de endereço de e-mail utilizadas na correspondência AA num computador pessoal podem ser acedidas por amigos ou membros da família, se mais que uma pessoa faz uso do equipamento.

 

OS E-MAILS EM AA: ACESSO, DIREÇÕES E ROTATIVIDADE

 

Não é necessário ter um computador pessoal para fazer uso do correio eletrônico. Muitos membros de AA no seu trabalho em serviço de AA utilizam os serviços gratuitos de e-mail para abrir contas de correio e designam-na como a sua conta de serviço de e-mail de AA. Os AA podem acessar às suas contas nas bibliotecas públicas, nos ciber cafés e noutros lugares onde esteja disponível um serviço de Internet.

 

No que se refere aos postos de serviço de AA, os endereços de e-mail genéricos podem passar de um servidor de confiança para outro na altura da rotatividade. Por exemplo, o endereço de e-mail e a conta de area999@aaservico.com pode passar de um servidor para outro quando haja rotatividade, mantendo unicamente a identidade do posto (Podem ser mudados somente o usuário e a senha).

 

OS PERIGOS DO SPAM

 

Diz respeito à consciência de grupo informada do Comitê decidir qual será a melhor forma de implementar projetos de serviço através da Internet, especialmente projetos de Cooperação com a Comunidade Profissional (CCCP) e de (Informação Pública (CIP). Sugere-se energicamente que os membros de AA não enviem correio em massa não solicitado para o serviço de AA. Se o fazem, podem expor assim o nome de AA a uma controvérsia pública prejudicando a reputação de AA na sua totalidade. Eventualmente também pode ser ilegal, e deve informar-se sobre as leis locais referentes à comunicação por correio eletrônico e SPAM. Como alternativa o Comitê pode considerar a possibilidade de enviar correspondência a alguns (poucos), destinatários ou de enviar e-mails individuais e personalizados. É possível que a conta do destinatário tenha um filtro contra SPAM que bloqueie a mensagem e por isso deve-se ter um plano de continuidade caso não chegue resposta à correspondência inicial. Aparte dos contactos pessoais que se fazem entre membros de AA, uma forma eficaz de interagir com os profissionais e o público em geral tem sido a de pôr à sua disposição um link com o Website do GSO (ESG).

 

REUNIÕES DE AA ONLINE

 

Tal como as reuniões normais de AA, as reuniões de AA online são autônomas. Por não ter uma localização geográfica, as reuniões de AA online não fazem parte da estrutura de serviço (EUA/Canadá e Brasil).

 

Incentivam-se os membros de AA a participarem no serviço nos lugares onde residem e a participar nas decisões da consciência de grupo local. Algumas reuniões de AA online levam a cabo reuniões sobre o serviço e recolhem contribuições da Sétima Tradição.

 

O prefácio da quarta edição do livro Alcoólicos Anônimos comenta a respeito dessas reuniões feitas por membros que dispõe de computador. (Reunião com propósito especial).

 

Enquanto nossa literatura preserva a integridade da mensagem de A.A., amplas mudanças na sociedade como um todo se refletem em novos hábitos e procedimentos dentro da Irmandade. Por exemplo, aproveitando-se dos avanços tecnológicos, os membros de A.A. que dispõem de computador podem participar de reuniões por Internet, compartilhando com companheiros alcoólicos de todo o país e do mundo inteiro. Em qualquer reunião, em qualquer lugar, os AAs compartilham entre si experiências, forças e esperanças com o propósito de manterem-se sóbrios e ajudarem outros alcoólicos. Modem a modem ou cara a cara, os AAs falam a linguagem do coração em todo o seu poder e simplicidade.


Navegação Rápida